segunda-feira, 9 de setembro de 2013

HOMENAGEM DO NEAB À CIDA

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UFES manifesta seu profundo pesar pela perda da Profa. Maria Aparecida Santos Correa Barreto. Gostaríamos de destacar aqui sua atuação ao longo dos últimos anos no ensino, pesquisa e extensão junto ao núcleo, orientando dezenas de alunos, articulando e organizando cursos e eventos nacionais sobre a temática étnico-racial. Nesse sentido, o Neab colaborou na formação de mais de duas centenas de professores do estado, com cursos de aperfeiçoamento e especializações, além de inúmeras palestras e atividades voltados a esse publico. Nestes últimos meses Cida estava à frente da organização do VI Seminário Nacional de Educação das Relações Etnicoraciais, articulando com outros pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras a discussão sobre a implementação da Lei 10639/03, que completou 10 anos. Seguiremos organizando esse evento, nos moldes do que ela planejava. Quando não estava pessoalmente envolvida na organização, Cida estimulava e apoiava os diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão que foram propostos e desenvolvidos pelos membros do NEAB, tanto professores quanto alunos. Para citar apenas alguns dos projetos mais recentes que Cida apoiava com carinho, e que estão em curso, menciono o Programa Afrodiáspora, na Rádio Universitária, iniciado há dois anos com alunos africanos e brasileiros do NEAB, o Curso de Teoria das Relações Raciais Brasileiras com interface no Processo Educacional, com Sergio Santos,  O Grupo de Estudos Grupo de Pesquisas e Extensão sobre Jongo e o Congo no Espírito Santo, coordenado pelo Prof. Dr. Osvaldo M. Oliveira, o Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-Brasileiras – RELIGAFRO, coordenado por mim e pelo Professor Alexsandro Rodrigues e o desdobramento mais recente deste grupo que é o AraKorin, grupo que trabalha com a musicalidade e a corporeidade afro-brasileira.
Ainda na UFES a professora Cida colaborou muito para a discussão  e a promoção de políticas de inclusão e de promoção da igualdade racial, entre outras coisas, destacamos a sua atuação na agilização da organização da Comissão de Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas, que contribuiu para a discussão e implementação do sistema de Cotas na universidade e conseguindo fazer com que a UFES fosse à primeira universidade a implementar integralmente a lei que garante parte das vagas disponíveis a estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros e indígenas
Para além das atividades dentro da universidade, Cida participava de eventos nacionais sobre a temática etnicorracial e como coordenadora do Neab, foi escolhida em 2010 para coordenar o Consórcio Nacional de NEABs, que contempla dezenas de entidades congêneres que lutam pela promoção da igualdade racial. Seu trabalho repentinamente interrompido junto ao NEAB, ao PPGE e a UFES certamente que nos deixa uma sensação de vazio. Mas certamente sentiremos mais saudade de não poder mais compartilhar de sua amizade, de seu carinho e atenção para com todos e todas, indistintamente. Cida, essa mulher negra de sorriso fácil e coração aberto transmitia logo no primeiro encontro a sensação reconfortante de amizade e de carinho. Fica a saudade da sua alegria e energia.


Cleyde R. Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário